Quero aplicar a miña ciencia á lingua para pintar a face do noso maior ben colectivo: o galego







xoves, 19 de maio de 2011

Carvalho Calero

por José Ramom Pichel Campos, no Galicia Hoxe:

A RAG tivo muita valentia em celebrar este ano o Dia das letras galegas ao poeta Lois Pereiro, por ser um poeta de muita alta qualidade e por punk. É sempre um bom começo apostar por pessoas alternativas, e até mesmo polas marginadas, esquecidas e até manipuladas. Ou seja, polas que estiveram em primeiro plano e quando mudaram a sua opinião passaram a um segundo plano, de foreground a background. E disso é que queria falar.
Nos sistemas operativos como Linux, existem processos em execução que nos possibilitam poder usar os computadores. Estes processos não são mais do que tarefas que tem de fazer o sistema operativo, para que funcionem por exemplo os monitores, as impressoras, os periféricos ou as aplicações que estamos a usar. Estas aplicações podem ser as precisas para utilizar Internet, correio eletrónico ou pacotes ofimáticos de uso diário.
Existem diferentes jeitos de saber, dependendo do sistema operativo, quais são os processos que nesse momento estão a executar-se no nosso computador. Um deles em Linux/Unix é uma instrução chamada "ps" que nos mostra todos os processos que se estão a executar, tanto os das aplicações que estamos a usar como aquelas que não. Esta é a diferença fundamental entre os processos, os que se vem que usamos e os que não vemos. Podemos fazer que um processo esteja em foreground e por tanto que esteja em primeiro plano e também podemos fazer que propositadamente a sua execução se torne invisível, os chamados processos em background. Para isso escrevemos o nome do projeto a executar com "" ao final (p.e.: firefox ).
Carvalho Calero foi um processo foreground da filologia e da cultura galega e propositadamente foi para um quarto plano, um processo background. A razão foi que compreendeu a Boole, o sistema binário e disse aquela frase: "O galego ou é galego-português ou é galego-castelhano", ou seja, o galego ou é uma língua internacional ou acaba sendo inevitavelmente uma mistura, um portunhol, apesar dos esforços da boa gente. Carvalho Calero foi o grande impulsor do reintegracionismo linguístico, o galego é a primeira forma legítima dentro dum sistema linguístico conhecido por português.
Se algum dia se decide conceder o próximo dia das letras galegas ao professor Carvalho, ao melhor os galegos entenderão que ele mesmo se concebia como parte de um processo, onde todos devíamos participar, para aproveitarmos dessa vantagem de falar a variante mais antiga da língua de duzentos milhões de pessoas.

Ningún comentario:

Publicar un comentario